Introdução
Com a grande concorrência existente no mercado de trabalho, é quase impossível se candidatar às vagas disponíveis sem ter nível superior ao menos em andamento. Com esse trabalho, queremos deixar mais claras as diferenças entre os tipos de instituições que fornecem esse nível de ensino, e também mostrar as diferentes formas de ingresso nas instituições para ter acesso a essa importante etapa de conhecimento.
Universidade
A grosso modo, universidade é um lugar privilegiado para conhecer a cultura universal e as várias ciências, para criar e divulgar o saber, mas deve buscar uma identidade própria e uma adequação à realidade nacional. A universidade tem ainda o papel de formar a cidadania. Cabe-lhe, e talvez seja essa a sua principal função, desenvolver a inquietude do ser social. É um universo da multiplicidade e variedade de conhecimentos. O que realmente propõe a universidade é formar cidadãos críticos e participativos, dando sua contribuição para melhorar as condições sociais do meio em que se vive. Na estrutura acadêmica seus efeitos se alastrarão sobre os cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão. A Universidade do Rio de Janeiro, atual UFRJ, foi a primeira a ser criada, em sete de setembro de 1920. Porém a Universidade de São Paulo, criada em 25 de janeiro de 1934, apesar de ser uma universidade estadual, foi a primeira a se adequar ao decreto federal.
Ensino Superior
O ensino superior no Brasil é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica. O cidadão pode optar por três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e formação tecnológica. Os cursos de pós-graduação são divididos entre lato sensu (especializações e MBAs – Master em Administração de Empresas) e strictu sensu (mestrados e doutorados). Também podem conter cursos de Ensino a Distância (EAD) ou cursos semipresenciais.
Tipos de instituição quanto à sua administração
Instituições Públicas (ou Estatais): São mantidas pelo governo de um país, estado, província, município ou departamento; ou seja, são instituições de ensino superior mantidas pelo poder público. Em sua maioria, as universidades públicas no Brasil são federais, enquadradas como autarquia segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tendo em vista que é de responsabilidade do governo federal a educação em nível superior. Podem ser:
- Civis: mantidas pela União (Federal), por uma Unidade Federativa (Estadual) ou por um Município (Municipal). Exemplos: UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul).
- Militares: mantidas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica) ou por corporações militares, como as polícias militares. Exemplo: IME (Instituto Militar de Engenharia).
Instituições Privadas: São mantidas por Instituições que não são vinculadas ao Poder Público. Universidades privadas ou particulares não são operadas por governos, embora muitas recebam subsídios públicos, especialmente na forma de isenção fiscal ou financiamento. Dependendo da região, elas podem estar sujeitas à regulação governamental. Podem ser:
- Comunitárias e/ou Filantrópicas: também chamadas de Beneficentes, são mantidas por entidades sem fins lucrativos, sendo que uma Instituição Comunitária é aquela em que há em seu corpo diretivo pessoas a fim de defender os interesses da comunidade onde ela atua. Instituição Filantrópica é aquela que desempenha atividades, paralelas ou em conjunto com o Estado, sem ser remuneradas, podendo ser Laicas (sem vínculo religioso) ou Confessionais (mantidas por instituições religiosas). As universidades comunitárias ou confessionais são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes. Exemplo: UCS (Universidade de Caxias do Sul).
- Particulares em sentido estrito: instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas e/ou jurídicas de direito privado, constituem-se em entidades de caráter comercial, sendo esta apenas sua missão maior, não sendo obrigadas a fazer atividades de cunho beneficente, embora, se quiserem, possam lhes desempenhar. Exemplo: FSG (Faculdade da Serra Gaúcha).
UCS (Universidade de Caxias do Sul)
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é uma instituição de ensino superior, comunitária e regional, com atuação na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 10 de fevereiro de 1967 e sua criação resultou do esforço de diferentes segmentos da sociedade da época que viam na instalação de cursos superiores uma condição para a promoção do desenvolvimento da região.
Vestibular
Vestibular é o nome dado ao processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades. É caracterizado por uma prova de aferição aos conhecimentos adquiridos pelo candidato no ensino fundamental e médio. É o mais importante método de seleção, sendo utilizado tanto em instituições públicas quanto em instituições privadas. Os vestibulares para instituições públicas geralmente são mais concorridos e têm uma melhor reputação se comparado a uma instituição particular, devido a ser uma oportunidade de ensino gratuito e ter uma melhor qualidade de ensino.
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação com o intuito apenas de avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame passou também a ser utilizado como forma de acesso ao ensino superior e também para pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais através do ProUni.
Cotas
O sistema de cotas é uma medida governamental que cria reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para classes sociais menos favorecidas. O objetivo principal é incluir os alunos da rede pública e com renda carente no ensino superior.Porém esse sistema viola o princípio da igualdade e acaba por criar um tipo de preconceito que ainda não existe aqui no Brasil. Alguns negros que por algum motivo acabaram por ter uma condição um pouco melhor que os demais tiram vantagem dessas cotas, estudando de graça no lugar de talvez alguém de cor branca com menos condições que eles, ou seja, a questão das cotas deve ser revista, pois classe social não pode ser definida por cor, o sistema de ensino deve ser melhorado e igualado para todos, pois só assim, todos terão as mesmas oportunidades.
Formas de ingresso à Universidade
Existem várias formas de ingresso à Universidade, entre elas destacam-se: ProUni, Fies, e na UCS as bolsas Fucs.
- Programa Universidade para Todos (ProUni): tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.Dirigido aos estudantes do ensino médio da rede pública ou privada na condição de bolsistas integrais, com renda familiar de no máximo três salários mínimos por pessoa. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem. O ProUni já atendeu, desde sua criação em 2004, até o processo seletivo do primeiro semestre de 2011, 919 mil estudantes, sendo 67% com bolsas integrais.
- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies): é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
- Bolsas Fucs: com finalidade de ampliar o acesso do ensino médio/técnico e superior, instituiu em 2010 o Programa de Bolsas Próprias que beneficia estudantes de baixa renda, facilitando-lhes a entrada e permanência na instituição até a conclusão de seus cursos. As bolsas são oferecidas nas modalidades integral ou parcial do valor das mensalidades, tendo como critério a renda bruta familiar mensal per capita.A bolsa de estudo integral será concedida ao aluno cuja renda familiar mensal não exceda o valor de um e meio salário mínimo.A bolsa de estudo parcial será concedida ao aluno cuja renda familiar mensal não exceda o valor de três salários mínimos.O aluno poderá usufruir da bolsa o período correspondente à duração média do curso estabelecido em plano curricular.
- Bolsas Restituíveis: é um empréstimo semelhante ao financiamento estudantil, porém é oferecido pela própria instituição. Esta pode adotar critérios e valores de empréstimo diferentes, variando de 20% a 100%do valor da mensalidade. São concedidas aos alunos de melhor rendimento escolar.
- Bolsas Filantrópicas: são bolsas oferecidas pelas universidades, que por lei são obrigadas a oferecê-las. O processo de seleção varia de acordo com as normas internas, porém, o aluno não tem a preocupação de devolver o valor da bolsa.
- Bolsa Empresa: algumas empresas concedem um determinado valor aos funcionários que estudam e necessitam de auxílio para se manter. Estas empresas acreditam que é rentável investir no funcionário, pois em troca receberão mão-de-obra qualificada.
Formação Profissional
A Universidade tem papel humano, intelectual e social. Trata-se de um universo voltado ao desenvolvimento dos potenciais humanos, ressaltando seu papel de disseminador do conhecimento. Sua função é ensinar os alunos a aprender, produzir e compartilhar o saber. O seu papel social não se limita somente a formar profissionais éticos, competentes, cientistas e ativos sujeitos políticos, mas engloba funções como: ensino e solução de problemas sociais. O ensino de qualidade envolve muitas variáveis: organização inovadora; projeto pedagógico participativo; docentes bem preparados; relação efetiva entre professores e alunos que permita conhecê-los, acompanhá-los e orientá-los; infraestrutura adequada, atualizada e confortável; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
Como todo setor da economia, o ensino superior tem seus pontos fracos que se explicam pelo fato de que o ensino superior brasileiro se expandiu com grande rapidez em um período extremamente curto, ao longo dos anos 70, a partir de uma base acadêmica e profissional precária, e se cristalizou como um segmento rígido do serviço público, em grande parte imune a incentivos de desempenho. Aspectos como: ensino em que predomina a fala massiva e massificante, número excessivo de alunos por sala, professores mal preparados, mal pagos, pouco motivados e evoluídos como pessoas prejudicam a formação profissional dos alunos. Muitos alunos ainda valorizam mais o diploma do que o aprender, fazem o mínimo para serem aprovados e esperam ser conduzidos passivamente,com isso, não exploram todas as possibilidades que existem dentro e fora da instituição escolar. O universitário deve assumir seu compromisso social pela consciência da oportunidade que este está tendo em estudar numa universidade e ao ingressar na instituição o estudante assume os objetivos da própria universidade devendo assim trabalhar de acordo com as prioridades e a fim de atingir suas metas.
Conclusão
Podemos concluir que com as diferentes instituições e formas de ingresso, várias portas são abertas, possibilitando assim, o acesso de todas as classes econômicas e etnias no ensino superior. Com empenho e dedicação, todos podem se tornar profissionais qualificados, estando assim, aptos a estar disponibilizando mão-de-obra especializada e suprindo as necessidades do mercado de trabalho.
Referências
http://www.abruc.org.br, acessado em 11/11/11.
Trabalho realizado com os colegas Cintia Rafaela Fochesato, Cristielen Rech e Ian Israel Machado Carneiro durante as aulas da disciplina de Universidade e Sociedade ministradas pelo professor Franklin Peña Mujica.