quarta-feira, 20 de julho de 2011

Radionovelas


A primeira radionovela transmitida no Brasil aconteceu em 1º de junho de 1941, do cubano Leandro Blanco, adaptada por Gilberto Martins: “Em Busca da Felicidade”, que durou quase três anos, que ia ao ar nas manhãs de segunda, quarta e sexta. A novela foi veiculada no rádio para alavancar as vendas do creme dental Colgate-Palmolive da indústria americana. O público ouvinte a acompanhou pela PRE-8 Rádio Nacional do RJ.
"Em Busca da Felicidade"

Pela mesma emissora, a famosa radionovela chamada “O Direito de Nascer” teve autoria de outro cubano, Felix Caignet, traduzida e adaptada por Eurico Silva. Foi a radionovela de maior audiência que mudou a rotina carioca. Naquele horário os cinemas, teatros e outros lugares ficavam vazios para ouvir a novela.
Elenco de "O Direito de Nascer"

As novelas da Rádio Nacional caracterizavam-se sempre pela boa qualidade, não admitindo textos negativos, destrutivos ou indignos. Também não era permitido que o vocábulo amante aparecesse.
No mesmo ano, a PRA-5 Rádio São Paulo lançou “Fatalidade”, a primeira radionovela escrita por autor brasileiro, o jornalista e teatrólogo Oduvaldo Viana. Este escreveu mais de cem radionovelas.
No RS o grande nome do radioteatro foi Túlio Amaral, que entre outras escreveu “Acusação Injusta”, para o grande Teatro Farroupilha, da PRH-2 Rádio Sociedade Farroupilha de Porto Alegre.
Depoimento da são-marquense Acely Antônia Rizzon Toss, 76 Anos
“Lembro-me na época em que o rádio transmitia novelas, eu escutava 12 por dia na Rádio Nacional do RJ, na Tamoio do RJ, na Tupi de SP e na Farroupilha de Porto Alegre. Na Rádio Nacional eram famosas na época as novelas: ‘O Direito de Nascer’, ‘As Aventuras de Jerônimo’, ‘Raquel e os Dois Anjinhos’, ‘Neblina’, ‘Os Deuses Também Choram’, ‘Redenção’.Na Rádio Tamoio, às 18 horas, todos paravam para ouvir o locutor Júlio Lousada rezar a ‘Ave Maria’ e ‘Pausa para a Meditação’, onde lia carta de ouvintes aconselhando-os; à noite o programa famoso era o do Coli Filho chamado ‘Salão Grená’ onde eram lidas poesias seguidas de um tango ou de um bolero.Na Rádio Farroupilha, a novela de sucesso era ‘A Pequenina Cruz do Teu Rosário’, sendo que o locutor mais famoso era Ari Rego. A Rádio Nacional teve como locutor mais famoso César Ladeira que lia crônicas e fazia comentários bastante críticos, seu programa ia ao ar depois do Repórter Esso”.
Atores conhecidos que se destacaram pelas radionovelas: Paulo Gracindo, Eva Vilma, Carlos Zara, Mario Lago, Valter Foster, Tônia Carrero, Otávio Gabus Mendes, Anselmo Duarte, Oduvaldo Viana, Procópio Ferreira, Mara Rúbia, EtyFrazer, ZilkaSalaberry e Tony Ramos em início de carreira na novela “Antônio Maria”.
Cantores que se destacaram nos programas de Manoel Barcelos e César de Alencar: Linda e Dercy Batista, Emilinha Borba e Marlene, Aracy Monteiro, Aracy de Almeida, Inezita Barroso, Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Orlando Silva, Erivelton Martins, Vicente Celestino e sua mulher escritora chamada Gilda de Abreu, Noel Rosa, Ari Barroso, Hebe Camargo e Bibi Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário